O aviso veio do Ministério das Finanças: entre as 20 horas de ontem e o dia 3 de Maio (Domingo), o Portal das Finanças vai estar offline. Os contribuintes não poderão fazer consultas nem entregar as declarações de imposto sobre o rendimento singular (IRS).

O portal vai sofrer melhorias técnicas neste período que justificam a suspensão do acesso ao site.

Foi aberta uma excepção para os serviços das declarações electrónicas referentes ao Imposto Único de Circulação, para as matriculas de Abril, que estarão activos até à 1 hora da madrugada de 1 de Maio, para que os contribuintes da Região Autónoma dos Açores possam fazer o pagamento dentro do prazo.

A indisponibilidade estende-se às aplicações informáticas da DGCI (Direcção-Geral dos Impostos) no Sábado (2 de Maio), pelo que não vale a pena recorrer a estes serviços neste dia.

O Ministério garante em comunicado que "estão já contactados todos os serviços utilizadores para preparação de eventuais impactos, incluindo a activação dos procedimentos alternativos, no caso da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo" (DGAIEC).

Nota da Redacção: Foi feita uma correcção em relação à indicação do dia da semana de 3 de Maio.