A Sonaecom e o grupo PT anunciaram hoje duas iniciativas que divulgam como contributos para que os objectivos do Programa Ligar Portugal sejam atingidos e em 2010 a banda larga chegue a 60 por cento das famílias.



Ambas as iniciativas foram apadrinhadas por Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que a par com o Governo vem pedindo aos operadores a sua colaboração no sentido de ajudar a promover a massificação do serviço. Estes por seu lado fazem notar que o seu contributo para atingir os objectivos do programa se torna ainda mais vantajoso para o utilizador, quando combinado com os benefícios fiscais à compra de equipamentos informáticos reintroduzidos e em vigor desde ontem.



Entre as iniciativas previstas no Ligar Portugal destacam-se a meta de fazer chegar a banda larga a 60 por cento da população, quando no final do ano passado a penetração apurada não ia além dos 17 por cento. Para atingir este objectivo a iniciativa - apresentada em Agosto - já sublinhava a importância de promover ofertas de integradas de computadores com ligação à Internet de banda larga, já que além das baixa utilização da Internet, o país se defronta com baixas taxas de posse para os PCs.



O programa Ligar Portugal estabelece também como meta que os preços da banda larga em Portugal se posicionem entre os 3 mais baixos da Europa em 2010, incluindo tráfego ilimitado e assinatura da linha telefónica.



Desde a apresentação do programa esta é a segunda vez que os operadores aceitam contribuir para o cumprimento dos objectivos públicos nesta área. A primeira colaboração foi pedida para a assinatura de um acordo onde os vários ISPs se comprometeram a facilitar o processo de migração de clientes entre operadores, com o objectivo de reduzir os tempos de espera e a carga burocrática do processo. É também do conhecimento público a realização de reuniões periódicas entre Governo e operadores com o objectivo de analisar os desenvolvimentos do sector, sobretudo nas áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país.



De sublinhar que ambas as iniciativas tiverem uma abrangência mais vasta, já que incluíram um número mais vasto de operadores e as iniciativas hoje apresentadas são apenas da responsabilidade da Sonaecom e da PT.



Veja as notícias das duas iniciativas em :



Clix anuncia parceria com Worten e Vobis que prevê descontos na compra de PC
O Clix anunciou uma parceria com a Worten e Vobis que comunica como forma de apoio aos planos do Governo no Programa Ligar Portugal. Este materializa-se na oferta de 150 euros em produtos Clix na compra de um PC nestas lojas.



PT detalha contributos de apoio à iniciativa Ligar Portugal
A PT sublinhou hoje ao ministro Mariano Gago o seu empenho em contribuir para a iniciativa Ligar Portugal, detalhando uma campanha que permite adquirir PC com ligação à Internet por 399 euros e prometendo uma nova oferta de banda larga para o móvel.



Notícias Relacionadas:

2005-12-01 - Benefício fiscal para a compra de PCs entra hoje em vigor com apoio de fabricantes e ISPs


2005-09-02 - Acordo entre operadores de telecomunicações aumenta concorrência na banda larga


2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.