Jack Dorsey era um dos quatro norte-americanos que criaram o Twitter em 2006. Nove anos depois chega à posição de diretor executivo da rede social, um cargo que estava a ocupar de forma provisória nas últimas semanas, após a saída de Dick Costolo.

O novo CEO da rede de microblogues vai também continuar a ser o diretor executivo da Square, uma empresa norte-americana ligada aos sistemas de pagamentos eletrónicos. Algo que pode ser visto com alguma surpresa, pois tinha sido o próprio conselho de administração do Twitter quem admitiu que procurava um executivo “a tempo inteiro”.

O próprio Jack Dorsey partilhou a novidade na rede social:

“O Twitter é a ferramenta de comunicação mais poderosa dos nossos tempos. Mostra tudo o que o mundo está a falar cerca de… 10 a 15 minutos antes de tudo o resto”, escreveu o recém nomeado CEO.

“O meu foco é construir equipas que se movem rápido e que aprendem rápido. Nos últimos três meses aumentamos a nossa velocidade e sentido de imediatez nas duas empresas”, acrescentou, a propósito da liderança das duas tecnológicas norte-americanas.

Dorsey chega ao topo no Twitter numa altura em que a plataforma de microblogues vive um momento de definição: o crescimento no número de utilizadores tem diminuido ao longo dos últimos trimestres e a tecnológica continua com uma relativa dificuldade em rentabilizar os 302 milhões de utilizadores ativos que tem.