Janeiro deverá marcar a estreia de um novo jogo online desenvolvido por portugueses. Desta vez, trata-se se um título destinado à utilização baseada na Web e vocacionado para a aprendizagem da matemática.

O objetivo é "motivar a aprendizagem com base nos conteúdos programáticos oficiais", afirmam os criadores, em comunicado. Para isso, recorre-se a uma dinâmica de jogo com desafios e recompensas reais, explica a nota à imprensa.

A plataforma chama-se Quest 4K, abreviatura de Quest For Knowledge, mas apesar do nome estrangeiro, é 100% nacional, sendo assinada pela CREO - Educação e Formação Lda, uma empresa de origem portuguesa.

O jogo, que "pretende juntar alunos, docentes e encarregados de educação num objetivo comum: motivar a aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos de matemática", oferece diferentes graus de dificuldade, consoante o nível do aluno. Estará disponível para alunos do 3º ao 12º ano, até aos 21 anos.

O jogo baseia-se numa sequência de desafios de matemática, onde cada aluno participa individualmente, mas as escolas e professores podem juntar-se à iniciativa, sendo a sua pontuação no jogo resultado das classificações obtidas pelos seus alunos.

Para participar, é preciso fazer uma prova de aferição inicial que determina o nível inicial do jogador, a partir do qual precisará de evoluir para ganhar. Note-se que a utilização do serviço não é gratuita. Cada inscrição "tem um custo médio de 25 euros por ano", esclarecem os responsáveis.

Semanalmente serão lançados desafios a que é preciso responder dentro de um determinado período de tempo. Os participantes podem ainda lançar um "Super-desafio" a qualquer aluno do seu ano ou participar num "Duelo" de conhecimentos. As respostas certas valem pontos que permitem aceder a desafios mais difíceis - mais que também dão mais pontos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico