Durante os 16 dias dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 o Twitter registou mais de 150 milhões de mensagens alusivas ao evento, com o jamaicano Usain Bolt e o norte-americano Michael Phelps a dominarem as referências dos utilizadores.


Os números foram adiantados pelo próprio Twitter no seu Blogue, logo após a cerimónia de encerramento dos jogos, dando conta dos principais momentos registados nesta rede social.


Segundo a empresa, a vitória de Usain Bolt nos 200 metros atingiu um pico de 80 mil tweets por minuto, enquanto a vitória do mesmo atleta na final dos 100 metros registou 74 mil tweets em apenas 60 segundos.


No leque dos atletas que geraram os maiores picos de mensagens no Twitter estão ainda o tenista britânico Andy Murray (um pico de 57 mil mensagens num minuto), a prova masculina de estafetas 4x100 metros, ganha pela equipa jamaicana (52 mil tweets) e a vitória dos EUA sobre a Espanha na final de Basquetebol masculino, que atingiu as 41 mil mensagens por minuto.


Ao nível dos atletas mais comentados no serviço Usain Bolt voltou a dominar as preferências dos utilizadores, com Michael Phelps e outros oito atletas a serem discussão em mais de um milhão de mensagens cada.


Os rankings anunciados pelo Twitter relativos às mensagens sobre os JO de Londres 2012 referem ainda que o futebol foi a modalidade mais popular nas mensagens partilhadas pelos utilizadores (5 milhões de tweets), com a natação, o voleibol e a ginástica a ocuparem também os lugares cimeiros das discussões.


Por fim, a cerimónia de encerramento dos Jogos registou também um volume acrescido de mensagens no Twitter durante a sua realização, com o ponto alto a surgir através da atuação das Spice Girls, que gerou picos de 116 mil mensagens por minuto.

Nota de redação: Foi corrigida uma informação sobre uma das provas referidas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico