A AEDE considera que a Google é demasiado dominante no mercado para que possa abandoná-lo desta forma e que a sua ausência "terá um impacto negativo indiscutível" tanto a nível das empresas como dos consumidores.

A Associação quer por isso insister nas negociações com a Google para que o serviço possa continuar a existir no mercado espanhol.

O encerramento do Google News em Espanha, a partir do dia 16 de dezembro, decorre de uma exigência de pagamento de direitos de propriedade intelectual imposta por uma legislação que vai entrar em vigor naquele país a partir de 1 de janeiro de 2015.

A nova lei dos direitos de autor exige que a Google e outros agregadores de notícias na Internet paguem uma compensação financeira aos editores das respetivas notícias, como é o caso das empresas de media.

A Google, por seu lado, considera a lei espanhola "simplesmente insustentável", alegando que "o serviço não gera receitas", já que não mostra publicidade no site.

Com pedido os editores querem que o Governo convença a Google a manter o serviço, que acaba por gerar visitas aos seus sites, mas, ao que indica a imprensa internacional, sem terem de prescindir da remuneração que será imposta pela nova lei.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.