O Niiu é um jornal diário personalizável, permitindo que cada leitor receba em sua casa apenas aquilo que lhe interessa. Começou a ser distribuído ontem em Berlim, mas a ideia é alargar o projecto a outras cidades alemãs, no espaço de 6 meses.

A selecção dos temas é feita online, com uma oferta diversificada que passa, por exemplo, pela política, economia, desporto, moda ou informações meteorológicas, que a cada dia são compiladas e entregues em casa, antes das 08.00h, com um layout que também é escolhido pelo cliente.

A edição conta com 500 parceiros ao nível regional, nacional e internacional, que fornecem os conteúdos, e entre os quais se incluem nomes como o The New York Times, a versão internacional do Herald Tribune, ou os nacionais Handelsblatt, Bild e Tagesspiegel, para além de diversos blogues e outras fontes online.

No fundo, trata-se de um serviço de selecção e impressão de notícias, de acordo com os interesses de cada leitor, pelo qual os interessados pagam 1,20 euros. O projecto destina-se a um público jovem (maioritariamente estudantes) cansado de navegar pela Internet em busca de notícias e disposto a pagar por este tipo de serviço, explicou uma das responsáveis pelo projecto, à agência France Press. "O nosso feedback mostrou que as pessoas preferem ler em papel", afirmou Wanja Oberhof.

Embora o primeiro número só tenha sido distribuído ontem, e só em Berlim, o Niiu já conta com cerca de mil assinantes, desde que o projecto foi lançado online, a 13 Outubro. "Isto ultrapassa todas as nossas expectativas, sobretudo porque os interessados não são apenas estudantes", disse Wanja Oberhof. Os criadores esperam ser capazes de chegar aos 5 mil, dentro de 6 meses, altura em que o jornal deverá começar a ser disponibilizado no país a nível nacional.