Está a partir desta quinta-feira no terreno uma acção de sensibilização para a utilização segura da Internet entre os jovens. A iniciativa denomina-se “Navega(s) em Segurança?” e acontece um pouco por todo o país, promovida pela FDTI– Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação.

Organizado em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPJ), a JP Sá Couto, a Optimus e a UMIC, o projecto assinala o início do Ano Internacional da Juventude e vai ter lugar nas lojas “Ponto Já” das 18 capitais de distrito de Portugal Continental, de 12 de Agosto a 23 de Setembro, um dia por semana (às quintas-feiras), com sessões de manhã, à tarde e à noite.

A iniciativa assenta num conjunto de acções de sensibilização, de curta duração, divididas em três temas criados para se adaptarem a três públicos-alvo distintos: crianças que frequentem o 1.º ciclo do Ensino Básico, estudantes do 2º ciclo ou superior e pais e encarregados de educação.

Para dinamizar a campanha, vão ser desenvolvidos passatempos por cada tema, mas o objectivo é proporcionar um contacto com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), assente em boas práticas, focando essencialmente a temática da segurança, explica a FDTI num comunicado.