Entre a série de novidades que introduz, a nova versão do programa de partilha de ficheiros Kazaa, apresentada pela Sharman Networks, inclui a solução de telefonia IP da Skype, uma aplicação que permite aos utilizadores realizar chamadas telefónicas gratuitas, para qualquer parte do mundo, através da tecnologia P2P.



A parceria entre as duas empresas não causou surpresa no mercado, uma vez que, na sua origem, os dois serviços foram desenvolvidos pelos programadores Niklas Zennstrom e Janus Friis. "A aliança com a Skype constitui um desenvolvimento natural do Kazaa e do P2P. Como pioneiros no mercado de P2P, a Sharman Networks considera que a incorporação da Skype representará grandes vantagens para os nossos clientes", indica o presidente da Sharman Networks, Nikki Hemming, num comunicado.



Além da telefonia IP gratuita, a versão 3.0 do Kazaa promete introduzir protecção anti-vírus melhorada e bloquear spyware, um dos aspectos que mais problemas trouxe ao sistema de partilha nos últimos tempos.



Entre as novidades conta-se ainda a disponibilização de um serviço de blogging que oferece aos utilizadores ferramentas para partilhar e publicar informação imediata na Web e as melhorias introduzidas ao nível da pesquisa, que pode mostrar agora um 3.000 arquivos como número máximo de resultados.



O Kazaa 3.0 pode descarregar-se a partir do seu endereço na Internet em duas versões, a gratuita e a paga, que diferem pela publicidade ou pelo suporte técnico incluídos.



Notícias Relacionadas:

2004-05-25 - Kazaa disponibiliza versão gratuita em língua portuguesa