
Um comité do senado norte-americano aprovou um projecto-Lei para combater a pirataria e a falsificação online que prevê o encerramento de sites de download não autorizado de conteúdos, através do bloqueio de domínios.
Este bloqueio será feito com recurso a uma ordem judicial, solicitada pelo Departamento de Justiça norte-americano , contra o nome de domínio dos sites que disponibilizem ficheiros de software, filmes ou música, entre outros, protegidos por copyright, ou que vendam produtos falsificados, desde ténis a produtos farmaceuticos.
Conseguida a ordem judicial, o DOJ poderá bloquear o acesso a qualquer site ao exigir às entidades responsáveis pelo registo de domínios que suspendam o nome de domínio em questão.
Um outro aspecto polémico é a possibilidade de obrigar as empresas norte-americanas - clientes publicitários, fornecedores de acesso, empresas de pagamentos online - a deixarem de se relacionar comercialmente com os sites em questão, se estes estiverem alojados fora do país.
Segundo a imprensa norte-americana, a lei tem agora de passar pelo Senado, devendo ser votada na generalidade antes do final do ano, para depois chegar ao Congresso.
O projecto-lei, aprovado por unanimidade, conta com o apoio das grandes produtoras de Hollywood e da Câmara do Comércio daquele país, sendo criticada pela Electronic Frontier Foundation, que alega que a norma supõe a censura da Internet e pode prejudicar a credibilidade dos Estados Unidos como responsável pela gestão do sistema mundial de nomes de domínio.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários