O acesso electrónico aos registos predial e comercial e a possibilidade de realizar citações por via electrónica permitiram que os agentes de execução poupassem 400 mil euros, só nos primeiros seis meses deste ano. E o impacto da medida não é só financeiro, também se mede em horas de trabalho nos serviços envolvidos. A esse nível as poupanças terão atingido as 35 mil horas de trabalho.



Para assegurar a ligação electrónica directa a um conjunto de entidades a Câmara dos Solicitadores, que divulgou os números de balanço, começou a desenvolver em 2003 o Sistema Informático de Suporte à Actividade dos Agentes de Execução, mas a plataforma só começou a ser usada no início deste ano, altura em que foi obtida a autorização para aceder aos registos predial e comercial.



O SISAAE garante acesso directo a 18 entidades distintas e está a suportar uma média de 400 mil acessos mensais, contactos que antes eram realizados de outras formas, sobretudo presencialmente.



De acordo com a Lusa, o novo sistema informático da Câmara dos Solicitadores tem vindo a ser melhorado e vai acolher 48 novos projectos (funcionalidades) nos próximos meses, alguns com lançamento previsto já para Setembro.



A Câmara dos Solicitadores acredita que a utilização do sistema informático, na sequência das actualizações que tem vindo a sofrer, pode ter um impacto muito significativo nas estatísticas de processos de execução pendentes. Admitem-se reduções até 40 por cento, no número de processos pendentes.



O acesso directo por via electrónica a serviços como o registo automóvel e aos serviços da Direcção Geral de Contribuições e Impostos está igualmente a gerar um impacto positivo. Ao primeiro realizam-se em média 35 mil consultas mensais e aos serviços do fisco, só em Março, foram realizadas 30 mil consultas. Também estas ligações contribuem para poupanças financeiras e de tempo importantes, destaca a Câmara dos Solicitadores.



No que se refere ao acesso electrónico ao registo automóvel, a CS acredita que a redução das visitas presenciais e dos faxes enviados pelos agentes de execução poupam aos serviços cerca de 60 mil horas de trabalho por ano.



Das interacções digitais com a administração fiscal resultará uma poupança de 100 mil horas de trabalho anuais e de 500 mil euros em custas processuais.

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