O Lisbon Village Festival vai realizar-se em Lisboa entre os dias 21 e 24 de Junho, sendo apresentado como p primeiro festival de cinema digital. O evento é apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa que considera a hipótese de o tornar anual.

O festival é composto por três grandes áreas de actuação, nomeadamente o Village Internacional D-Cinema Festival (VIDCF), o Village Lounge e o Village Gallery. Ao longo dos quatro dias irão decorrer diversas actividades ligadas às três vertentes, nomeadamente, competições de longas e curtas-metragens, a exibição dos melhores filmes japoneses seleccionados pelo Skip City International D-Cinema Festival, bem como a apresentação de filmes de produção espanhola.

As festas de abertura e de encerramento estão incluidas no Village Lounge, um espaço de interacção entre artistas, realizadores e publico onde serão desenvolvidas actividades de promoção dessa interactividade, através da ligação visual, com o festival de cinema recorrendo à tecnologia digital.
O Village Gallery é o espaço das artes plásticas, um circuito composto por várias galerias de arte, escolas artísticas e agentes culturais que apresentarão trabalhos na área dos New Media. No entanto esta área terá uma programação própria, de 3 de Junho a 31 de Julho.

A adesão das inscrições no concurso de cinema foi além das expectativas da organização que recebeu mais de 1200 inscrições de mais de 50 países, com a aprovação de 700 filmes, dos quais 25 serão seleccionados para concurso.

A primeira edição do LVF em Lisboa surge na sequência da introdução do cinema digital em Portugal, através da implementação da primeira rede mundial de cinema digital com cinema on demand no nosso país e tem como objectivo a promoção da imagem de Lisboa e de Portugal no estrangeiro. Marco Espinheira, director do evento, anunciou a intenção de estender o festival a outras cidades mundiais, nomeadamente o Rio de Janeiro, com o qual já estão a negociar.

O projecto conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa que confessou a vontade de tornar o Lisbon Village Festival um evento anual.

Por oito euros é possível adquirir um bilhete de um dia, enquanto que, para os quatro dias o ingresso custará custará 28 euros, sendo gratuita a entrada no "Village Gallery".

Notícias Relacionadas:

2005-01-04 - Rede de Cinema Digital quer cativar mais público para conteúdos nacionais