Os portugueses que aguardam por uma intervenção cirurgica podem, a partir desta quarta-feira, conhecer a posição que ocupam na lista de espera e saber o tempo que terão de aguardar pela operação.

Para consultar a listagem online, os cidadãos inscritos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde terão de se registar no Portal da Saúde com o seu número de utente, recebendo em troca, uma palavra-chave para que possam consultar o seu processo.

O programa do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos par Cirurgia (SIGIC), como se denomina formalmente, era uma das medidas previstas no Simplex 2009 e tem por objectivo tornar mais transparente a gestão das listas, colocando o cidadão no centro do sistema.

"O e-SIGIC vem ao encontro das grandes prioridades do Ministério da Saúde: garantir a transparência e o rigor, melhorar o acesso e centrar o sistema no cidadão, atribuindo-lhe um papel mais activo", pode ler-se no comunicado.

Segundo o avançado pelo Jornal de Notícias, que cita Manuel Pizarro, secretário de Estado, o programa não só lista o hospital de origem, como o hospital onde fará a cirurgia, a área cirúrgica, a posição na lista, o tempo de espera, o número de processo e o histórico da evolução desde a inscrição.

Será possível, por exemplo, perceber eventuais suspensões na contagem do tempo de espera, derivadas de recusas, pelo doente, da data proposta para a cirurgia, ou de um vale-cirurgia para resolver a situação noutra unidade de saúde.

Depois de se inscrever, o utente terá de esperar três dias úteis para encontrar o seu processo no e-SIGIC. Nas várias consultas feitas ao longo do tempo, poderá deparar-se com uma posição pior do que na consulta anterior, já que, por uma questão de prioridades, um doente mais urgente poderá passar à frente.

O responsável governamental referiu ainda que o tempo de espera indicado tem uma margem de erro de mais ou menos duas semanas, precisamente devido à eventual entrada em lista de doentes mais prioritários, mas também a contratempos como greves que suspendem a produção hospitalar, por exemplo.