Em mais uma investida contra a pedofilia, a Europol anunciou a detenção de 115 pessoas, presumivelmente implicadas na distribuição de material pornográfico infantil a partir da Internet.

O porta-voz do Gabinete Federal de Investigação Criminal da Áustria, Alexander Marakovits, explicou em declarações à EFE que a investigação começou em 2007, depois de ter sido detectado que estavam a ser distribuídas fotografias de conteúdo pedófilo a partir de um servidor austríaco.

As autoridades daquele país partilharam essa informação com outros países europeus através da Europol, tendo-se confirmado, entretanto, que as imagens disponibilizada não provinham da Áustria.

No âmbito da operação foram realizadas buscas em lares de Espanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Suíça e Reino Unido.

Além dos 115 detidos, a investida policial resultou na apreensão de quase 10 mil fotografias, tendo sido investigadas por alegado envolvimento na rede um total de 221 pessoas.

Entre os suspeitos estão professores e profissionais que têm estreito contacto com crianças, refere o serviço europeu de polícia.