Na primeira fase de entregas das declarações anuais de impostos 2,237 milhões de portugueses optaram pela Internet para fazer chegar à Direcção Geral de Contribuições e Impostos o seu IRS. O número revela um crescimento de 27 por cento face ao ano passado, que se traduz na utilização do serviço por mais 472 mil contribuintes.

O crescimento do número de contribuintes que recorre à Internet para cumprir esta obrigação tem aumentado anualmente mas este ano o Governo criou um atractivo extra para a preferência pelo canal online, ao anunciar que os contribuintes que entregassem as suas declarações por esta via receberiam o reembolso um mês após a data de entrega.

Para além disto, nos últimos anos o Governo e as juntas de freguesia do país têm assinado protocolos para a criação de espaços nestas instituições onde pode ser feito o preenchimento assistido das declarações electrónicas.

O pré-preenchimento de parte das declarações é outra novidade dos últimos anos, que tem ganho funcionalidades gradualmente com o objectivo de reduzir as hipóteses de erros no preenchimento. Permite que o contribuinte seja confrontado com os dados que o Estado já possui, sempre que submete elementos diferentes na sua declaração electrónica. Por exemplo, quando são detectadas divergências entre a informação entregue pela entidade patronal e a submetida pelo trabalhador o contribuinte é alertado para isso.

Segundo o Ministério das Finanças e da Administração Interna 1,6 milhões de declarações entregues online nesta primeira fase beneficiaram do sistema de pré-preenchimento, número que corresponde a 74 por cento do total.

Ontem, dia 16 de Abril teve início o período de entrega das declarações de IRS da 2ª fase, onde cabem os contribuintes cujos rendimentos não sejam provenientes de trabalho dependente ou pensões. Esta fase prolonga-se até 25 de Maio.