O primeiro-ministro António Guterres e o ministro da Ciência e da Tecnologia Mariano Gago estiveram, ontem, na apresentação pública do Espaço Internet de Melgaço, mais um espaço físico onde será possível efectuar gratuitamente a pesquisa de informação na Internet, obter e enviar formulários por via electrónica, de modo a desburocratizar processos, evitar deslocações, bem como aumentar a eficácia e a rapidez dos procedimentos administrativos.



A inauguração deste Espaço Internet, sedeado num edifício do centro histórico de Melgaço, insere-se num conjunto de acções adstritas ao Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), por iniciativa do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), que permite que câmaras municipais do Continente e Regiões Autónomas invistam na criação de espaços deste género, nos quais é possível obter apoio de técnicos especializados e contactar com as tecnologias da informação, nomeadamente a Internet.



Para a abertura dos 115 Espaços Internet distribuídos pelas autarquias de todo o país e entretanto aprovados foram investidos mais de 6,5 milhões de contos ou 32 mil euros.



Os Espaços Internet situam-se em locais de fácil e frequente acesso, dispõem de pelo menos seis postos de acesso gratuito à Internet e funcionam em horários alargados de abertura ao público. Os cidadãos que frequentam esses espaços terão apoio de monitores devidamente habilitados, que organizam sessões de demonstração pública do uso da Internet, de acesso online a serviços de interesse público, de construção de páginas Web e de outras acções de dinamização do uso das tecnologias da informação. É também possível obter aqui a formação e certificação básica em tecnologias de informação.

Notícias relacionadas:


2001-07-06 - MCT com Municípios das Lezírias para criar mais Espaços Internet


2001-02-08 - Portugal Digital: Governo incentiva acesso público à Internet

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.