A partir de hoje é possível fazer a marcação online de consultas para qualquer centro de saúde do país. A possibilidade já existia em alguns Centros de Saúde, mas é a partir de hoje estendida a todo o território. Quem o garantiu foi Luís Afonso, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em declarações à RTP.

Contudo, o TeK testou o serviço e, embora não tenha enfrentado qualquer problema na criação de um perfil e definição de uma senha de acesso, não conseguiu obter resposta do sistema para a marcação de uma consulta em vários centros de saúde do país, a maioria localizados na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Nos vários testes que realizámos é exibida a seguinte mensagem: "O sistema eAgenda está em implementação faseada por região. Nesta fase, encontra-se disponível apenas para Utentes das Administrações Regionais de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Centro. Brevemente será disponibilizado o acesso às restantes regiões".

A mensagem revela que o sistema não está a funcionar para todo o país, mas também mostra que, mesmo na região de Lisboa e Vale do Tejo, o sistema electrónico de marcação de consultas não está a funcionar correctamente, como pudemos comprovar usando os cartões do Sistema Nacional de Saúde de vários membros da redacção, afectos a mais do que uma zona de abrangência (por exemplo, Amadora, Sesimbra, Caldas da Rainha, Queluz).

Contactada pelo TeK, a ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde, organismo responsável pela implementação do processo, confirma a data de alargamento a todo o país do serviço de marcação online de consultas e assegura que as dificuldades no acesso à funcionalidade são casos pontuais, que se propôs averiguar.

O serviço que permitirá a marcação online vai também permitir a doentes com medicação prolongada pedir a renovação da medicação por esta via, como já estava previsto no Simplex quando a medida foi apresentada.

A agenda electrónica de marcação de consultas esteve primeiro em testes nas regiões centro e de Lisboa e Vale do Tejo.

Cristina A. Ferreira