Não podia haver encerramento do Web Summit sem ele, o Presidente da República de Portugal, como afirmou Paddy Cosgrave na sessão de encerramento. E Marcelo Rebelo de Sousa voltou a entrar em palco como uma estrela de cinema, com aplausos da audiência de uma Altice Arena cheia, e um "bacalhau" bem forte ao CEO e fundador do Web Summit, que quase foi derrubado pelo cumprimento.

O discurso foi semelhante aos anos anteriores, destacando a importância do Web Summit e também o sucesso que tivemos no combate à pandemia e ao discurso negacionista das alterações climáticas. Mas foi quando pediu para o próximo ano paz, e a reconstrução da Ucrânia, que conseguiu uma maior ovação da audiência, que juntou muitos dos participantes que este ano bateram recordes, com pessoas de 160 países.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a ideia de que sem a tecnologia não é possível reconstruir a paz, e que hoje o digital faz parte das nossas vidas e deve ser usado para o bem.

Desejando ter o Web Summit em Lisboa para além de 2028, Marcelo Rebelo de Sousa garante que vai haver mais espaço, que vai ser construído, e até interpelou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. E garantiu que vai estar atento e garantir que isso acontece.

"No próximo ano o Web Summit vai entrar numa nova fase em Portugal", sublinhou, o que terá a ver com as prometidas novas infraestruturas a construir no Parque das Nações. "No próximo ano espero que possamos ver o início de uma nova fase da Web Summit, das novas estruturas para o futuro da Web Summit e que consigamos prepará-la além de 2028", afirmou.

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit 2022 ao minuto desde o primeiro dia. Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 17h23

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.