A Marktest apresentou ao mercado português o NetPanel, uma nova ferramenta de medição do uso da Internet que permitirá conhecer melhor o percurso que fazem os utilizadores individuais que normalmente acedem à World Wide Web (WWW).

O NetPanel está já a produzir numa base diária as audiências dos sites e domínios com conteúdos portugueses na Internet sendo que os principais operadores de acesso a nível nacional já subscreveram o estudo, que nesta primeira fase cobre apenas o uso a partir dos lares.

Recorrendo a um software de recolha de dados, designado por Netpanel Online, a Marktest vai trabalhar com base num universo de mil lares a que correspondem cerca de três mil indivíduos, sendo possível recolher informação de toda a actividade do computador a partir do momento em que o utilizador aceder à Net, nomeadamente as páginas que consulta, imagens, objectos, tempos e páginas guardadas.

Com o NetPanel o tratamento da informação passa a ser mais fácil e em tempo real, permitindo mesmo saber quem no lar acedeu à Internet, a frequência de acesso, horas do dia e sítios que consultou, designadamente páginas, frames, imagens, banners e respectivos links. Os lares vão ser recrutados de forma aleatória um pouco por todo o país.

Notícias Relacionadas:
2001-08-02 - Acesso doméstico à Internet continua mais forte em Portugal

2001-06-06 - Marktest analisa comportamentos de navegação dos cibernautas portugueses

2000-09-04 - Marktest vai medir audiências na Web