Começam hoje as matrículas para o primeiro ano de escolaridade através da Internet. O prazo decorre até 15 de Junho, mantendo-se também a possibilidade dos encarregados de educação realizarem a inscrição das crianças através de formulários em papel.

Esta é a primeira vez que fica disponível a possibilidade de Matrícula Electrónica, cujo serviço está acessível através do Portal das Escolas. Para o pedido de matrícula online é necessário que o encarregado de educação e a criança possuam o Cartão de Cidadão e os códigos de autenticação.

A medida faz parte das metas do Plano Tecnológico deste Governo mas o atraso no desenvolvimento da plataforma electrónica acabou por impedir que as matriculas decorressem no início do ano, como estava inicialmente previsto.

O despacho para permitir as matriculas na Internet foi publicado esta semana em Diário da República.

Em Fevereiro o Ministério da Educação tinha confirmado à agência Lusa que a plataforma que iria permitir as matriculas através da Internet ainda estava a ser terminada e que teria também de passar por um ajustamento à regulamentação.

Na altura o Ministério procedeu a uma mudança no processo de matrícula, definindo que o período iria decorrer entre Abril e Junho.

O Governo tinha apontado, no ano passado, a meta de Janeiro de 2011 para o arranque da possibilidade de matricular as crianças através da Internet, permitindo aos pais e encarregados de educação usar o cartão de cidadão para inscrever os filhos nas escolas públicas.