Chama-se MBDox e será lançado pela SIBS já na próxima segunda-feira. À data de lançamento poderá apenas ser usado pelos clientes da Caixa Geral de Depósitos e do Millenniumbcp, mas a breve prazo também os clientes do BES e do BPI ganham acesso ao serviço.



Do lado das empresas emissoras de facturas já trabalham com a plataforma PT, Meo, Vodafone, Gascan e em breve a Zon. A prazo, o objectivo é chegar a todos os grandes emissores de facturas, mas também aos mais pequenos, como o ginásio ou o colégio.



O MBDOx vai permitir receber, no serviço de banca electrónica, as facturas das entidades aderentes e pagá-las. Sem sair da mesma plataforma e sem necessidade de imprimir ou recorrer a facturas em papel.



De acordo com o Jornal de Negócios, que cita o director-geral da SIBS Processos esta manhã em conferência de imprensa, "para o utilizador final é um serviço gratuito, em que não há necessidade de autenticação adicional e é um serviço ecológico, uma vez que utiliza a factura electrónica", descreveu Raul Neves.



O mesmo responsável frisou que se os dois milhões de utilizadores de serviços de homebanking que existem em Portugal, destinatários de uma média de 5 facturas cada um, aderissem ao MBDox, seria possível poupar o abate de 40 mil árvores.



O serviço vai estar também disponível para utilizadores empresariais que usem o sistema de débito directo para pagar as facturas daqueles prestadores de serviços. Nesses casos, passam a receber a factura por via electrónica.



Recorde-se que existe já o serviço Via CTT, uma iniciativa que também tem como principal objectivo substituir as facturas em papel por facturas electrónicas, recebidas numa caixa de correio electrónico do cliente. Este serviço também não tem qualquer custo para o cliente. A grande diferença, face ao MBDox, é que não integra com serviços de homebanking.