Depois de nove meses de testes fechados a Microsoft acaba de apresentar a versão gratuita do Office Web Apps, que para já está disponível no Windows Live apenas para clientes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, com suporte para inglês, espanhol e francês. O serviço apresenta finalmente uma alternativa às ferramentas de produtividade gratuitas online, concorrendo directamente com o Google Docs.

Embora esteja oficialmente disponível apenas para o conjunto referido de países, uma limitação sublinhada na informação oficial disponibilizada no blog do serviço, aparentemente qualquer cliente com uma conta Windows Live pode usá-lo, acedendo ao Skydrive, através deste link. O serviço suporta as principais aplicações do Office, entre as quais o Word, PowerPoint, Excel e OneNote, permitindo criar, editar e partilhar documentos recorrendo apenas ao browser.

Os interfaces são semelhantes aos das aplicações residentes no computador e a garantia de compatibilidade é total para que depois possa partilhar os ficheiros com outros utilizadores online ou offline – neste caso em combinação com as várias versões do pacote do Office pré-instalado. As funcionalidades de co-autoria, com a identificação das alterações feitas e das últimas versões dos documentos, estão também acessíveis.

[caption]office web apps[/caption]

O serviço suporta não apenas as versões de browser do Internet Explorer 7 e superiores mas também o Chrome, Firefox 3.5 e superiores e Safari 4, cobrindo os sistemas operativos Windows, Mac e Linux. São também suportados alguns browsers para telemóveis, entre os quais o Windows Mobile, Safari para iPhone, o browser do BlackBerry e do sistema operativo Nokia S60.

Mais novidades estão já prometidas para o lançamento oficial do Office 2010 para os utilizadores finais, que deve acontecer nas próximas semanas depois de estar já disponível a versão para empresas. Nessa altura a Microsoft pretende fazer a integração das Office Web Apps também com o Hotmail.

A Microsoft está também a trabalhar no alargamento do suporte de novas línguas e ferramentas linguísticas neste novo serviço online.