A Microsoft já disponibilizou uma nova versão beta da sua rede de partilha de vídeos online, o Soapbox. Desde que foi apresentado publicamente, em Setembro do ano passado, o serviço tem estado disponível apenas para alguns utilizadores, denominados betatesters, que podiam experimentar a plataforma mediante convite.



Esta nova versão está disponível para todos os utilizadores embora a entrada de comentários e o upload de novos vídeos só possam ser efectuados por aqueles que tenham um Windows Live ID.



O funcionamento do Soapbox é semelhante ao do YouTube, o principal concorrente do novo serviço da Microsoft. Através da plataforma os internautas podem integrar os seus conteúdos em quase todos formatos de vídeo digital e catalogá-los em categorias para maior facilidade de pesquisa.



De acordo com a Microsoft, um dos componentes que diferencia a sua plataforma da principal concorrente é o facto dos utilizadores poderem ver os vídeos e navegar pelas novidades simultaneamente na mesma janela.



Mesmo assim, e apesar dos esforços de várias empresas, um estudo da consultora Compete mostra que os líderes em serviços de partilha de vídeos online são o Google Video e o YouTube que juntos detêm 51 por cento deste mercado.

Notícias Relacionadas:

2006-09-20 - Microsoft estreia beta de serviço de partilha de vídeos online

2006-09-20 - Parceria entre Current TV e Yahoo aposta em serviços de vídeo