A partir de Novembro a Microsoft pretende bloquear todos os emails que cheguem aos seus serviços de correio do MSN e do Hotmail e que não incluam um tag para verificação da sua origem, considerando-os potencial spam. A intenção foi avançada por Craig Spiezle, director da Microsoft para a área de tecnologia e segurança, que explica a medida como uma forma de acelerar a adopção do Sender ID.



O Sender ID é uma especificação criada pela Microsoft para verificar a autenticidade de um email, validando o servidor de origem da mensagem. Para adoptar o Sender ID os ISPs têm de identificar os seus servidores de email, através da publicação dos registos SFP - Sender Policy Framework, por forma a que seja claro que domínios estão relacionados a que servidores.



De acordo com a Microsoft - que garante que 90 por cento do correio electrónico em circulação na Internet é spam - cerca de um milhão de domínios publicam já hoje os registos SPF, uma fatia pouco significativa dos 71,4 milhões de domínios registados em todo o mundo no final do ano.



Generalizar a utilização do Sender ID parece uma tarefa complicada, sobretudo num prazo tão apertado, consideram os analistas citados pela C|Net, que avança a notícia.



Além da adopção da tecnologia estar condicionada às disponibilidades de capital das empresas de Internet - argumento que a Microsoft contraria, alegando que não são necessários investimentos de software ou hardware - algumas empresas consideram a solução incompleta e dizem que não é passível de se tornar o standard nesta área, até porque existem outras tecnologias concorrentes com a mesma validade, como o DomainKeys do Yahoo.



As mesmas vozes lembram que o Sender ID não tem condições para uma análise 100 por cento rigorosa da origem das mensagens de correio, uma questão que se coloca, por exemplo, com as mensagens reenviadas.



Notícias Relacionadas:

2005-03-02 - Microsoft defende tecnologia de Sender ID com base em resultados de testes no Hotmail e MSN

2004-10-26 - Microsoft reformula especificação para combate ao spam

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.