A Microsoft vai abrir mais uma frente de concorrência ao Google. A empresa de Bill Gates anunciou que irá desenvolver um projecto de digitalização de livros com características semelhantes às da concorrente.



O Live Search Books vai arrancar com um período de testes nos Estados Unidos que incidirá sobre centenas de livros não protegidos por direitos de autor. Os trabalhos serão cedidas pelas universidades da Califórnia e de Toronto, mas foram também já estabelecidas parcerias com a Biblioteca Pública de Nova Iorque e com o Museu Americano de Medicina Veterinária.



"O lançamento de uma beta americana do Live Search Book é um grande passo em frente na forma como as pessoas descobrem a informação através da integração de conteúdos, que até agora estavam para lá dos limites da pesquisa normal", justifica a empresa citada na imprensa internacional.



O projecto da Google arrancou em 2004 e tem passado por momentos críticos sem o apoio das organizações de defesa dos direitos de autor, tendo mesmo feito uma que serviu para realinhar alguns dos critérios de digitalização.



Voltou à carga em Agosto e prevê a digitalização e disponibilização para pesquisa dos trabalhos, onde se incluem obras protegidas por direitos de autor mas que ficarão disponíveis apenas em pequenos resumos acompanhados de informação sobre locais de venda dos livros.



A Microsoft pretende também chegar a estes trabalhos, mediante um programa de negociação com os detentores de direitos de autor.



Da oposição ao projecto do Google nasceu a Open Content Alliance (com o apoio da Yahoo), em Outubro do ano passado, reunindo várias universidades e fundações com o objectivo de criar uma base comum de livros digitalizados acessíveis ao download e à impressão.



No anúncio do novo projecto a Microsoft compromete-se a doar 150 mil livros digitalizados para a OCA, que está a trabalhar na digitalização de 18 mil obras, garantindo assim uma larga base de apoio ao projecto.



A iniciativa do Google conta com a parceria das universidades de Harvard, Oxford, Biblioteca de Nova Iorque, Universidade da Califórnia, entre outros.


Notícias Relacionadas:

2005-10-03 - Yahoo prepara projecto de digitalização de livros concorrente ao do Google


2005-09-30 - Comissão Europeia propõe estratégia concertada para digitalização de conteúdos das bibliotecas

2004-12-15 - Google digitaliza colecções de cinco bibliotecas universitárias americanas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.