A Microsoft demonstrou esta manhã as potencialidades do seu novo Dynamics CRM Online. Apresentado ainda em Janeiro por Steve Ballmer o produto chegou à nuvem há dias, mas a empresa garante que o interesse do tecido empresarial português na solução tem sido muito interessante.



Diogo Andrade, director da divisão de aplicações de negócio da Microsoft Portugal, explicou num evento dirigido à imprensa que a companhia está mesmo a receber contactos de empresas que usam a versão on premise do produto e querem avaliar a hipótese de migrar para a solução na nuvem.



A mais recente versão do Dynamics CRM só está ainda disponível nesta versão online, aplicando uma lógica que a Microsoft pretende adoptar a toda a oferta, mostrando o compromisso com esta forma de entregar serviços. A versão on premise só ficará disponível daqui a algum tempo.



Na nuvem, o CRM Dynamics custa 31 euros mensais por utilizador, preço promocional para subscrições até final de Junho, e está disponível em 41 línguas, português incluído (no site internacional a informação não explica, mas após subscrição o português de Portugal pode ser definido). Antes de subscrever o CRM Dynamics Online é possível experimentá-lo durante trinta dias, como a fabricante já publicita no site local.



Tal como demonstrado, o CRM Dynamics pode ser usado no browser, no PC e no telemóvel, mantendo uma mesma base de funcionalidades. A apresentação simples e intuitiva do produto é um trunfo apontado pela Microsoft, bem como a integração com outras ferramentas e soluções da marca, sem grande esforço por parte do utilizador.



Diogo Andrade também revelou que em Portugal a Microsoft conta actualmente com 900 clientes das soluções Microsoft Dynamics. Neste universo incluem-se 700 clientes do Dynamics ERP e 6 mil do Dynamics CRM.



Somadas, as áreas de negócio Dynamics estão a crescer a um ritmo de 17 por cento e o CRM, em concreto, a uma taxa de 50 por cento. A quota da Microsoft neste mercado específico a nível local é, no entanto, segundo a mesma fonte, de 7 por cento.