A Microsoft mostrou uma segunda versão do seu novo Internet Explorer 9. Lançada cerca de sete semanas após o lançamento da primeira preview, a nova versão da plataforma melhora a velocidade do javascript e a compatibilidade com as normas web.



A empresa assegura que a velocidade de renderização do javascript nesta nova preview fica 20 por cento acima do que era permitido com a versão anterior do IE mostrada e é 36 por cento mais rápida que o Firefox 3.6.



Os dados comparativos recorrem a alguns testes de referência, como o teste de velocidade SunSpider ou o Acid3 - usado para verificar a conformidade com um conjunto alargado de normas-, onde o IE melhorou posição.



O lançamento da nova preview faz cumprir o compromisso assumido pela Microsoft com a comunidade de programadores, a quem se dirige a versão, já que a empresa assegurou que até ao lançamento de uma beta pública do browser disponibilizaria a cada oito semanas uma nova preview do produto, que permitisse perceber as evoluções que a empresa vai introduzindo.



O IE9 ainda não tem data de lançamento oficial, mas já se antecipa que materializará uma aposta forte da Microsoft na recuperação da quota de mercado perdida ao longo dos últimos anos, para o Firefox, o Safari ou mesmo o Chrome.



De acordo com números da Net Applications no último mês de Abril a quota do IE ficou abaixo dos 60 por cento. Há um ano atrás a Microsoft tinha, precisamente na mesma altura, 76 por cento do mercado de browsers.



A preview do IE9 não corre em PCs com Windows XP incorporado e a versão final também não vai correr, pelo facto do software ser baseado em APIs criadas para o Windows 7 e entretanto também acrescentadas ao Vista em finais do ano passado.