A Microsoft abriu para utilização mundial a fase beta da rede social Socl. A plataforma que foi anunciada em 2011 encontrava-se em fase beta mas restrita a funcionários da Microsoft e a alguns estudantes universitários norte-americanos.

Para o registo no site apenas é preciso fazer a autenticação através do Facebook ou de uma conta Microsoft, o que por si só mostra que esta rede social não pretende rivalizar com a empresa de Mark Zuckerberg.

O Socl (e que se pronuncia "social" em inglês) é uma mistura de motor de busca com interações sociais, onde os utilizadores podem usar os resultados do Bing, sejam fotos, vídeos ou links, para partilhar isoladamente ou em blocos, informações que digam respeito a um determinado tema.

Em termos visuais o Socl assemelha-se mais ao conceito do Pinterest do que do Facebook, Twitter ou Google+. O conceito dos quadros de cortiça do Pinterest aqui é substituído pelo conceito de colagens de fotografias, mas que não precisam de ser construídas exclusivamente com fotos.

[caption]Socl[/caption]

O Socl pretende ser mais uma ferramenta colaborativa e de partilha multimédia. Existe uma secção que agrega as publicações e os conteúdos por categorias de interesse, e há uma outra secção chamada Parties em que os utilizadores podem consumir em conjunto um determinado vídeo ou música. No teste que o TeK realizou foi possível acompanhar uma playlist de cenas do último filme do Batman de Cristopher Nolan, onde se pode comentar em tempo real como se de um chat se tratasse.

Existe ainda um mural "infinito" onde aparecem todas as publicações mais recentes, mas que podem ser reduzidas através da seleção de um mural mais restrito e que apresente apenas publicações dos seguidores dos utilizadores ou que se destacam das restantes partilhas da rede social.

Ainda não existem informações de quando e se efetivamente o Socl vai ganhar uma vertente comercial ou se vai continuar a ser um projeto de investigação, tal como a Microsoft o considera atualmente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico