Há novidades sobre a estratégia da Microsoft para o futuro da Xbox no segmento do gaming em cloud e no que diz respeito à mecânica de subscrições. Num encontro de executivos, que precedeu a apresentação da empresa no âmbito da E3, foram comunicadas duas notícias que deixam antever como serão os próximos anos da tecnológica neste capítulo.

Primeiro, a empresa anunciou estar a trabalhar com várias fabricantes de televisões de maneira a integrar o Game Pass nas suas smart TVs. Dado que o Game Pass Ultimate lhe dá a possibilidade de jogar títulos na cloud, isto vai permitir com que seja possível jogar numa televisão, com um controlador, mas sem que seja preciso uma consola.

Para além disto, a Microsoft está também a desenvolver pen drives para o streaming de videojogos. Liz Hamren, vice-presidente corporativa para o segmento das experiências de gaming e plataformas, afirmou que a ideia é que seja possível conectar estes aparelhos a um qualquer monitor para fazer streaming da experiência Xbox. Não foi avançada qualquer data para o lançamento deste novo dispositivo, mas ao assumir o seu compromisso com esta tecnologia, é provável que o desenvolvimento esteja já numa fase avançada.

tek xbox cloud

Já nas próximas semanas, a tecnológica promete disponibilizar a todos os assinantes do programa Game Pass Ultimate o acesso a videojogos via cloud, através do browser (Google Chrome, Microsoft Edge e Safari são os três suportados). Esta funcionalidade foi lançada em abril, em versão beta, mas vai agora chegar a todos os 18 milhões de subscritores da versão Ultimate.

Também nas próximas semanas, os jogadores que usufruem da experiência de gaming via cloud vão notar algumas melhorias na fluidez dos jogos, particularmente nos tempos de carregamento e nos framerates.

No último trimestre, a empresa planeia lançar novas funcionalidades potenciadas por tecnologia cloud, como a possibilidade de experimentarmos jogos antes de os descarregarmos.

Mais uma vez, a estratégia da Microsoft volta a reforçar-se no eixo do streaming, ao contrário do que é feito pela Sony, onde a ideia de negócio passa sobretudo pelo desenvolvimento de jogos AAA exclusivos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.