A pensar no entretenimento digital e na popularidade que os sites de vídeos têm atingindo entre os internautas, a Microsoft decidiu lançar um novo serviço, o Soapbox.


Com a nova oferta os utilizadores poderão ver e guardar vídeos, dar pontuações, comentar ou até partilhar os clips, publicando-os nas suas páginas pessoais, ou blog, através do URL associado ao ficheiro.


Para além de permitir que os utilizadores juntem tags com palavras-chave aos clips, de modo a facilitar a pesquisa dos internautas, o novo serviço da Microsoft irá agrupar os vídeos alojados em várias categorias, incluindo os conteúdos mais recentes, mais vistos, mais comentados e o top de vídeos favoritos.


O Soapbox irá competir com serviços como o YouTube, um serviço semelhante, criado há pouco mais de um ano, que alcançou um sucesso estrondoso junto dos internautas, emitindo diariamente cerca de 100 milhões de vídeos.


A Microsoft segue os passos de outras empresas, como a Google, Yahoo, Time Warner, AOL, entre outras, que têm vindo a apostar em serviços semelhantes para concorrer com o êxito alcançado pelo YouTube.


Por enquanto o Soapbox só está disponível para um número limitado de utilizadores, que terão acesso à fase de testes do serviço através convite. Quem estiver interessado em experimentar o Soapbox poderá registar-se no site para fazer parte da lista de espera.


Ainda não se sabe para quando está prevista a disponibilização do serviço a todos os utilizadores, embora responsáveis da empresa de Bill Gates, citados pela imprensa internacional, apontem o lançamento oficial do Soapbox para breve.


A Microsoft ainda não tem delineada uma estratégia de facturação para o novo serviço, embora a publicidade seja a fonte de receitas provável, avança a Associated Press.


O Soapbox será compatível com diferentes browsers tais como Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari e aceita vários formatos de media, incluindo Windows Media Player e QuickTime da Apple.

Notícias Relacionadas:

2006-09-19- YouTube e Warner selam acordo para a distribuição de vídeos

2006-08-30 - Universal lança serviço de música online gratuito