A Microsoft juntou-se ao grupo de patrocinadores do The Open Source Census, um projecto lançado no início do ano que pretende inventariar e monitorizar a utilização de software de código aberto em empresas de todo o mundo. Entre os parceiros e apoiantes deste projecto encontram-se nomes como IDC, CollabNet, Open Solutions Alliance, Open Source Business Foundation e O'Reilly Media.
"Clientes, parceiros e programadores [da Microsoft] trabalham cada vez mais em ambientes heterogéneos" por isso a participação nestes census é relevante para o ecossistema em que a empresa opera, afirmou Sam Ramji, executivo da Microsoft, em declarações à imprensa.
Ao abrigo do projecto já foram contabilizados perto de 230 mil pacotes ou instalações open-source, embora até à data só tenham sido analisadas 1.310 máquinas, como é possível ver no site do projecto. O browser Firefox é a aplicação mais recorrente, com mais de 1.200 instalações.
Para participarem neste censo mundial as empresas podem submeter anonimamente os dados relativos à instalação de software de código aberto nos seus servidores e desktops, informação que é posteriormente publicada gratuitamente no site.
Notícias Relacionadas:
2008-04-16 - Utilização de open-source analisada em censo mundial
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Telescópio Hubble: 35 anos a expandir horizontes e a mudar a nossa visão do Universo -
App do dia
E se um jogo lhe der recompensas quando dedica tempo ao estudo? -
Site do dia
Relaxe e limpe as ideias com a ferramenta de mindfullness da plataforma Break Me -
How to TEK
Como configurar a Chave Móvel Digital a partir do smartphone?
Comentários