A Unidade de Crimes Digitais da empresa coordenou já cerca de uma dezena de operações, mas nenhuma conseguiu a magnitude da que realizou na semana passada e que permitiu resgatar 4,7 milhões de computadores e identificar outros tantos afetados.



Neste segundo grupo de máquinas a tecnológica refere mesmo que um número importante destes computadores afetados estarão já sob o controlo de hackers, o que pode significar estarem a ser usados para enviar spam ou participar.



A informação disponibilizada permite saber que India, Paquistão, Egito, Brasil, Argentina e México estão entre os países mais afetados pela rede agora identificada, embora a maioria dos utilizadores não saiba sequer que foi afetado pelo malware distribuído pela rede.

O malware em questão (Bladabindi e Jenxcus) foi distribuído por programadores localizados no Kwait e na Argélia. A Microsoft detetou o problema e identificou os computadores afetados intercetando tráfego dirigido aos servidores da Vitalwerks Internet Solutions, uma empresa norte-americana de serviços de Internet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico