Para reduzir a quantidade de spam nas caixas de correio electrónico do seu serviço gratuito, a Microsoft diminuiu o número diário de emails que os utilizadores do Hotmail podem enviar. Ao limitar a 100 o número de mensagens que podem ser enviadas durante um período de 24 horas, a companhia pretende assim impedir que os spammers utilizem o serviço para enviar mensagens de correio electrónico não-solicitadas.

Mas esta imposição, que entrou em vigor no início deste mês, apenas se aplica aos utilizadores do serviço gratuito de email Hotmail, não abrangendo os assinantes do MSN
8
ou os clientes que pagaram pela funcionalidade MSN Extra Storage, referiu ontem uma porta-voz da companhia, citada pela Associated Press.

"A MSN está bastante empenhada em resolver o problema generalizado do spam e esta alteração contribuirá para a impedir os spammers de utilizarem o Hotmail como um veículo de envio de emails não solicitados", afirmou Lisa Gurry, principal gestora de produto da MSN, de acordo com aquela agência de notícias.

Segundo a empresa, o limite anterior de envio de mensagens através do Hotmail situava-se nos 500 emails por dia. A Microsoft afirmou que considerava o limite como uma restrição razoável e que iria afectar menos de um por cento da sua base de subscritores activos de 110 milhões. Este anúncio surge numa altura em que a produtora de software está a avançar com outros esforços para eliminar o spam, como o aperfeiçoamento de sistemas de filtragem e a instauração de processos judiciais contra os spammers.

Outras grandes empresas fornecedoras de serviços de email como a Yahoo! e a AOL, adoptaram uma política agressiva de combate ao spam nos últimos meses, à medida que o problema atingia um nível crítico. A AOL, por exemplo, afirmou que bloqueou mil milhões de mensagens de spam num só dia, no início deste mês.

Notícias Relacionadas:
2003-02-20 - Microsoft combate spam no Hotmail com processo
legal

2002-12-31 - Yahoo!
e Hotmail utilizam nova arma de combate ao spam

2002-12-17 - AOL
recebe indemnização de sete milhões de dólares em processo
anti-spam