A Microsoft estreia hoje uma nova versão do seu serviço de pesquisa online, o Windows Live. A nova versão quer competir pela liderança do mercado com a Google, embora a Microsoft esteja hoje bem atrás quer do serviço líder quer da Yahoo, em termos de pesquisas na Internet.



O novo Live Search chega hoje aos Estados Unidos e no fim de Outubro ao resto do mundo. À semelhança do que já fizeram quase todos os concorrentes, o serviço da Microsoft deixa de apresentar apenas texto como resultado das pesquisas para complementar essa informação com endereços web, fotografias ou vídeos. Tudo numa mesma página de apresentação de resultados.



A empresa garante ainda que a nova versão vai tirar partido de um esforço que tem sido feito ao longo do último ano e que culminou no quadruplicar do índex pesquisável e em fortes melhorias ao nível do algoritmo que assegura os resultados da pesquisa, agora melhor preparado para entender os pedidos dos utilizadores.



Há ainda quatro áreas em que a Microsoft sublinha um maior esforço para melhorar a resposta às pesquisas dos utilizadores. São elas o entretenimento, saúde, comércio e local. Juntas estas quatro áreas representam 40 por cento das pesquisas realizadas, indica a empresa.



"O mais importante para nós é mostrarmos aos utilizadores que fizemos um grande esforço nesta área da pesquisa", refere Satya Nadella vice-presidente da área. O mesmo responsável acrescenta em declarações citadas pela imprensa internacional: "desta vez sentimos que somos tão bons como o Google".



A nova versão do motor de busca - que para já controla apenas 11,3 por cento de um mercado onde a Google capta 56,5 por cento das pesquisas e a Yahoo 23,3 por cento (números da ComScore para os Estados Unidos) - adiciona os BlackBerry à lista de smartphones compatíveis com o serviço.



Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Windows Live Search inclui versão para Portugal