(Actualizada) Um problema que afectou vários sites de download do Microsoft Security Essentials obrigou à suspensão temporária do acesso ao anti-virus gratuito da Microsoft, que ontem tinha sido disponibilizado em português, conforme o TeK noticiou.

A mensagem que agora é exibida no link para o download é de que este não está disponível para o mercado português e Portugal foi até retirado da lista de países para os quais o anti-virus está localizado.

[caption]security essentials sem português[/caption]

Questionada pelo TeK a Microsoft explica que o problema técnico estava relacionado com um erro nos direitos de utilização da licença de utilizador e que o acesso "foi temporariamente suspenso até que o assunto seja resolvido".

"Estamos a trabalhar para restaurar os sites de download do Microsoft Security Essentials afectados tão rapidamente quanto possível e pedimos desculpa pelos inconvenientes que possa ter causado. Agradecemos aos nossos estimados clientes pela sua paciência", adianta a empresa numa declaração formal.

Recorde-se que o software foi lançada em Setembro de 2009, mas ficou apenas disponível em oito línguas e 19 mercados, tendo Portugal sido relegado para uma segunda fase. Entretanto o número de localizações foi sendo alargado e actualmente o anti-virus está acessível em 25 línguas e 74 mercados.

Nota da Redacção: [13:51] Entretanto a situação já está normalizada e o site já está disponível, assim como a ligação para o download, como alguns leitores atentos já notaram.