Foi publicado hoje o primeiro episódio da novela interactiva "Venha o Diabo e escolha", uma iniciativa que junta o Público.pt, Miguel Ângelo e a editora Oficina do Livro. Composta de 13 episódios autónomos publicados semanalmente na Internet, a novela será depois editada em papel.



Com seis personagens lisboetas, esta "novela urbana" segue as mesmas linhas básicas da aventura de "O Surfista", iniciada em Maio pelo escritor Rui Zink com o Clix, e cujo último episódio foi publicado a 31 de Agosto. Silvia Reig, do marketing do Público.pt, explica que quando a ideia foi desenvolvida já havia a experiência do Clix - também do grupo Sonae.com -, que era considerada interessante e bem sucedida.



Os episódios são publicados a cada segunda feira e a interacção com os leitores é feita através do Fórum, onde os leitores podem colocar questões, comentários ou interagir com o autor e as personagens. Questionários, como os mantidos no site do Surfista, podem vir a existir, mas fornecendo apenas sugestões e não direcções para os textos.


Como novidades Silvia Reig aponta ainda a secção dos Links, onde existem ligações na Internet para ideias, pessoas ou produtos referidos nos episódios. Nenhuma destas ligações tem âmbito comercial, assegura esta responsável de marketing, sendo o "Magnum After Dinner" o único patrocinador. Além de banners, esta marca de gelados conta ainda com referências no texto dos episódios.



Esta não é a primeira experiência de Miguel Ângelo como autor, que já publicou "A queda de um Homem" e "Calor", mas ambos em papel. Silvia Reig salientou a elevada participação e entusiasmo do autor e tem grandes expectativas em termos de visitantes do site.



A anterior experiência do Clix com "O Surfista", escrito por Rui Zink, entrou agora na segunda fase. Depois da publicação de 39 episódios, com um novo capítulo três vezes por semana, o resultado final vai agora ser publicado pela D. Quixote e deverá chegar às bancas em Novembro com um preço de capa a rondar os 2 mil escudos.


Miguel Figueiredo, do departamento de marketing do Clix, afirma que a primeira fase foi um sucesso, com mais de vinte mil leitores a visitar a página no mês de Agosto. Destes, 400 participaram activamente na elaboração do ebook, com comentários, sugestões e votação nas sondagens que determinavam a continuação da história.



De acordo com Miguel Figueiredo, esta é uma experiência a repetir, estando já a ser estudados outros projectos semelhantes, mas "com formatos mais inovadores".

F.C.

Notícias Relacionadas:

2001-06-05 - Rui Zink lança ebook "O Surfista"