Ao segundo ano de existência, o Minho Campus Party mudou-se de armas e bagagens de Braga para Guimarães, mais precisamente para o novo Pavilhão Multiusos desta cidade minhota, entre 31 de Julho e 4 de Agosto.



Neste evento organizado pela Associação Industrial do Minho, são esperadas centenas de pessoas oriundas de diferentes regiões do país, bem como da vizinha Espanha com o seu computador pessoal ou portátil debaixo do braço ou às costas.



O grande interesse deste evento é, para além das inúmeras conferências, o facto de se tratar de uma LAN Party, dado que os participantes poderão aceder à Internet a uma velocidade que ultrapassa todas as tecnologias disponíveis no mercado. O grupo Portugal Telecom, através da PT Comunicações, assegura uma largura de banda com um ATM de 34 MBits CIR para ligação permanente da rede local à Internet.



Por sua vez, a rede local garante 100 MBits por segundo, tendo por base uma infra-estrutura de fibra óptica, atingindo 1000 MBits nas ligações inter-servidores a funcionar em Unix. Uma das principais patrocionadores deste evento é a Cisco Systems que irá proporcionar todos os switches e routers necessários para o funcionamento da rede.



A Sun Microsystems é outra das grandes companhias do sector tecnológico que patrocina o Minho Campus Party 2002, proporcionando todos os servidores para o evento. O hardware e software necessários para o funcionamento das diversas àreas da festa vão ser disponibilizados pela HP e pela Microsoft.


Notícias Relacionadas:

2001-08-29 - Minho Campus Party 2001: A odisseia na Rede

Entrevista: Mais do que um congresso informático, uma rede de pessoas