O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão vai abandonar o sistema operativo Linux e voltar ao Windows XP, alegando razões como "as críticas generalizadas dos utilizadores" e as dificuldades em resolver os "problemas de interoperabilidade" associados à utilização do software open source.

A notícia é avançada esta semana por alguns meios de comunicação internacionais, que dão conta da polémica em torno da questão e mencionam a existência de documentos que deveriam levar os decisores a manter as soluções de código aberto.

São referidos, por exemplo, dois estudos encomendados à consultora McKinsey que concluíram ser preferível manter as máquinas baseadas em Linux, invocando, entre outros argumentos, que este ministério tinha gasto menos com os seus departamentos de TI que qualquer outra entidade federal no país.

A decisão de voltar ao Windows tinha sido avançada durante a Primavera de 2010 e foi depois comunicada aos funcionários do ministério através de uma circular interna, já no final do ano, avisando que deveriam preparar-se para voltar aos computadores com XP, mas só agora a decisão obteve a confirmação por parte do Governo do país.

De acordo com a informação avançada o recurso ao Windows XP trata-se de uma solução de transição, que antecede uma migração para o Windows 7 e Office 2010.

Os responsáveis governamentais alegam que a mudança para os produtos da Microsoft vai evitar "custos indirectos" e permitir beneficiar dos "ganhos de eficiência" decorrentes da utilização de "produtos de software normalizados".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.