A Direção-geral da Educação acaba de abrir um espaço na área de conteúdos educativos da loja da Apple, o iTune U. O organismo do Ministério da Educação e Ciência está a disponibilizar online diversos conteúdos e podcasts, que podem ser descarregados gratuitamente.

A iniciativa não é inédita e existem muitas organizações internacionais que já usam a loja de conteúdos da Apple como forma de dar acesso a conteúdos de aulas, seminários e papers produzidos por alunos e professores. Em Portugal há também iniciativas de algumas Universidades, nomeadamente a Universidade de Coimbra, a Universidade Lusiada de Lisboa, a Universidade Lusófona e o Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Santarém.

No iTunes U a Direção-geral de Educação disponibiliza aulas, vídeos, seminários web e podcasts em Português, abrangendo temas diversos nas áreas de português, matemática, ciência e tecnologia. São também disponibilizados alguns estudos no âmbito da educação, podcasts e vídeos, entre os quais se contam os do projeto "Conta-nos uma história!".



[caption][/caption]

Em comunicado o organismo do Ministério da Educação adianta ainda que vai ser criada dedicada no iTunes U para que os professores possam criar e fazerem post dos seus próprios cursos, dentro das orientações curriculares.

Os primeiros conteúdos colocados online no iTunes U fazem parte do acervo já existente na DGE, que foram produzidos no âmbito de diversas iniciativas que visavam a inovação das práticas educativas e a melhoria dos resultados de aprendizagem.

A ideia é, numa segunda fase, oferecer no iTune U cursos que possam servir de inspiração e modelo a todos os docentes portugueses que queiram também construir os seus próprios cursos.

Todos os conteúdos podem ser descarregados gratuitamente para computadores Mac e dispositivos móveis como os Tablets iPad e smartphones iPhone, mas também para computadores Windows, desde que tenham instalada a aplicação iTunes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico