O Ministério da Saúde reuniu 56 instituições por si tuteladas para a aquisição em conjunto de consumíveis de informática. O processo de aquisição agregada valeu à instituição uma poupança de 460 mil euros, cerca de 23 por cento.




No processo participaram 10 fornecedores e foram registadas 856 licitações para um valor transaccionado de 2 milhões de euros, informa um comunicado da BizDirect, empresa que forneceu a solução informática de leilões.




A Bizdirect está com o Ministério da Saúde desde 2003, altura em que aquela estrutura entrou no piloto de compras electrónicas, que lançou o processo de compras centralizado e com recurso a meios informáticos nos organismos do Estado.




A par com o Ministério da Saúde participaram nesta fase piloto das compras públicas electrónicas outros seis ministérios, que estão também hoje em fase de generalização do projecto, de um conjunto reduzido de organismos, bens e serviços, para a totalidade da sua estrutura.




Os ministérios que não aderiram ao projecto nesta fase inicial avançaram mais tarde e estão neste momento a contratar plataformas electrónicas para desenvolver as suas fases piloto desta iniciativa que visa a centralização de compras e a poupança de custos, através do recurso a meios electrónicos, precedida de uma reorganização das estratégias de eprocurement.




Os consumíveis de informática estiveram entre os primeiros produtos com compras testadas por esta via. Isto permitiu que já no início do ano passado a maioria dos ministérios envolvidas na primeira fase do projecto realizassem este tipo de compras por esta via, para um leque abrangente de entidades na sua dependência.

Notícias Relacionadas:

2005-04-13 - Projectos-piloto de compras electrónicas distinguidos por boas práticas