Anunciado em Abril de 2002, o projecto OpenCourseWare (OCW) vai ser hoje oficialmente lançado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), prestigiada instituição norte-americana de ensino superior, através da colocação online dos materiais do primeiro grupo de disciplinas para acesso e consulta gratuita.
Antropologia, Biologia, Química e Informática são algumas das que se incluem neste grupo. Esta iniciativa do MIT, que tem como objectivo combater a tendência para a comercialização da educação online, irá representar 10 anos de trabalho, período durante o qual aquela instituição irá mover todo o actual material de apoio das cadeiras para a Internet.
Contudo, este projecto não implica a venda de títulos académicos online, representando em vez disso a disponibilização gratuita de milhares de páginas de informação a qualquer pessoa em redor do mundo, assim como de várias horas de aulas, seminários e experiências em suporte vídeo streaming.
Segundo Dick Yue, professor do MIT, "a nossa esperança e aspiração é de que ao dar um exemplo, outras universidades venham também a colocar os seus materiais valiosos na Internet".
Mas, não foi nada fácil efectuar a tempo todos os preparativos para colocar o OpenCourseWare na Internet à data prevista. Os funcionários passaram meses a solucionar as complexas questões relacionadas com os direitos de autor e a criar ferramentas de software que irão permitir que centenas de docentes efectuem o upload das suas notas das lições diárias e de excertos vídeo directamente no site da Web.
Notícias Relacionadas:
2002-04-05 - MIT publica online materiais de curso
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários