A Noite das Bruxas é a data escolhida pela produtora portuguesa beActive para apresentação do seu primeiro mockumentary. Com a data simbólica associada ao lançamento e o oculto como tema, o formato vai "desvendar muitos mistérios nacionais e despertar a curiosidade dos mais cépticos", prometem os responsáveis.

A produção nacional, que conta com a participação de personalidades como o Bruxo Alexandrino - que popularizou a expressão "firme e hirto" - apresenta-se em sete episódios, de dez minutos cada, concebidas especialmente para a plataforma Web.

Com a transmissão assegurada pelo portal Sapo Vídeos, onde já é possível assistir a uma primeira apresentação, "As Aventuras do Oculto" acompanham a "cruzada" de Carolina Almeida, "uma jornalista interessada na temática do oculto, que decide fazer-se à estrada com o objectivo de descobrir a verdade sobre algumas lendas que assombram a população nacional", adiantou a produtora.

Os Mistérios de Sintra, os OVNIS da Gardunha, a Ponte do Diabo ou o Triângulo das Aparições são alguns dos mistérios nacionais que a jornalista tentará desvendar, com a ajuda do Bruxo Alexandrino, tirando partido de um género em que a ficção é apresentada como se de um documentário se tratasse.

A iniciativa surge na sequência do sucesso alcançado com o documentário Web "Sexy - Ana Malhoa", que segundo os produtores teve mais de 350 mil espectadores em dois meses de exibição.