Enquanto os fãs lamentam a perda do líder histórico da Apple e a imprensa mundial se desdobra na apresentação de perfis e relatos de como está a situação a ser vivida pelos fãs da empresa, não falta quem já esteja a tirar partido do tema para as habituais fraudes online.

O sentido de oportunidade e rapidez a que os cybercriminosos já nos vêm habituando manifesta-se mais uma vez, com o interesse suscitado pela morte de Steve Jobs a ser usado como isco para atrair vítimas para esquemas destinados a extorquir dinheiro aos internautas, alertou um especialista em segurança.

Dmitri Bestuzhev, da Kaspersky Lab, publicou uma mensagem no seu perfil do Twitter onde partilha alguns dos exemplos das ameaças que estão a circular aliciando os internautas a introduzir dados pessoais, que podem posteriormente ser usados pelos cybercriminosos.

Um falso concurso para ganhar "1 dos 15 MacBook Pros em memória de Steve Jobs", que pede aos candidatos ao prémio que indiquem o seu endereço de email, que provavelmente será depois usado para envio de spam, é uma das situações reportadas.

Outra diz respeito a um esquema que oferece aos internautas a possibilidade de acederem a fotografias e vídeos exclusivos do funeral de Steve Jobs.

[caption]créditos da imagem: Dmitri Bestuzhev[/caption]

Um especialista da Sophos alerta ainda para uma ameaça que começou a invadir os murais do Facebook ontem, com a (alegada) oferta de 50 iPads em memória do ex-CEO da Apple. As mensagens com origem numa conta nomeada "R.I.P. Steve Jobs" redirecionam todos quantos nelas carreguem para uma página onde devem responder a um questionário e posteriormente para um casino online.

Segundo os especialistas, os esquemas não estão, até à data, a ser usados para infetar os dispositivos dos utilizadores com malware, mas a situação pode mudar rapidamente. Podemos também começar a assistir ao surgimento de pedidos de (alegadas) doações para as "obras de caridade preferidas de Steve Jobs", exemplificou o consultor da Sophos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico