A Mozilla disponibilizou uma segunda versão beta do Firefox 3.6, que no próximo ano irá suceder à versão lançada há meses atrás pela Fundação Mozilla.

Neste segunda beta a empresa corrige 190 problemas detectados na versão anterior e introduz um conjunto de melhorias. Entre as correcções ficou disponível uma funcionalidade que previne o crash do browser quando entra em contacto com software não compatível.

Entre as novas funcionalidades está um sistema de alerta dos utilizadores sobre plug-ins desactualizados, ecrãs abertos ou vídeos nativos em modo full-screen. É também possível encontrar melhorias na performance do Javascript, bem como na capacidade genérica de resposta do browser e no tempo de arranque, assegura a Mozilla, que já admitiu estar empenhada em reduzir o tempo entre actualizações do browser.

A versão 3.6 está prevista para a primeira metade do próximo ano e a versão 4.0 deverá chegar também ainda durante o ano de 2010. A beta 1 desta versão 3.6 foi lançada há menos de duas semanas.

O Firefox comemorou ainda esta semana cinco anos de existência, com a Mozilla a afirmar a propósito do que têm sido as prioridades na evolução da alternativa ao Internet Explorer, que a fundação tem concentrado os esforços de desenvolvimento do Firefox na adequação do browser a uma Internet que está cada vez mais rápida.