A Mozilla reformulou o seu branding e tem um novo logo e uma missão renovada: “reclamar a internet como um recurso público global, aberto e acessível a todos”. Desenvolvida em parceria com a agência Jones Knowles Ritchie (JKR), a nova marca também pretende mostrar que a empresa faz muito mais coisas além o desenvolvimento do browser Firefox.
Fundada em 1998, a Mozilla tem uma longa trajetória no desenvolvimento de tecnologias de código aberto e na defesa da privacidade na web e muitos utilizadores não compreendem totalmente a amplitude das suas atividades. A empresa não só desenvolve o Firefox, mas também cria guias, publica padrões de código aberto, organiza o evento comunitário Mozfest e opera uma unidade de investimentos.
Segundo Mark Surman, presidente da Mozilla, a missão da organização permanece a mesma desde que o código do Firefox foi aberto há 25 anos: "construir e apoiar tecnologias de interesse público, fomentando mais inovação, competição e escolhas online". O responsável sublinhou, no entanto, que muitas vezes o alcance completo das atividades da Mozilla é desconhecido.
"Este rebranding não é apenas uma mudança visual, é a base para os próximos 25 anos", afirmou Mark Surman.
Apelidada de "Grassroots to Government" (Das bases à política), a nova identidade visual pretende ligar todos os stakeholders da internet, desde iniciativas locais até grupos de defesa de direitos, refletindo um espírito ativista, explicou.
O novo logotipo inclui uma bandeira que combina a letra “M” de Mozilla com um pixel deslocado, em referência ao espírito ativista da organização e ao icónico símbolo do Tiranossauro Rex, criado por Shepard Fairey no lançamento da marca.
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A palete de cores, que combina preto e branco com tons de verde, pretende simbolizar o compromisso da Mozilla com o meio ambiente e com iniciativas sociais.
A proposta de identidade visual "é moderna e digital, projetada para destacar a singularidade da Mozilla como uma organização ativista", alega Lisa Smith, diretora criativa da JKR. “A nova marca capta essa singularidade, refletindo a estratégia renovada da Mozilla para ‘reclamar a internet’”, afirmou.
Com o rebranding em curso, a Mozilla pretende tornar mais claro e relevante o seu campo de ação, usando o humor como ferramenta de “engajamento”. A iniciativa, que contou com a participação de funcionários e da comunidade Mozilla, visa garantir que a nova identidade represente diversas vozes e valores da organização, explicou.
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