Um estudo realizado pela Capgemini revela que as mulheres fazem mais compras que os homens na Internet e que atualmente o preço é um dos fatores que leva as pessoas a trocarem as lojas tradicionais pelas lojas online.



Nos últimos anos os hábitos de consumo têm sofrido alterações que se fazem sentir em pessoas de qualquer idade. Prova disso é o aumento registado na utilização das plataformas digitais para a aquisição de bens nas faixas etárias mais avançadas. Segundo o estudo, estes consumidores sãos os que passam mais tempo a consultar blogs e redes sociais na procura de recomendações sobre produtos e serviços.



"Estamos a assistir a uma alteração dos hábitos dos consumidores que já não são fiéis, apenas, a um canal digital, mas procuram a melhor experiência proporcionada pela combinação de vários elementos", explica Vanessa Loureiro, manager da Capgemini Portugal.



O Digital Shopper Relevancy dá ainda a conhecer diversos perfis de consumidores digitais e os seus respetivos comportamentos. O perfil de um comprador online pode ser definido de acordo com variáveis demográficas, geopolíticas e geoeconómicas, bem como pela relação com a tecnologia. Isto permite às empresas adaptar o canal e a abordagem feita aos consumidores de uma forma diferenciada, em função das necessidades específicas e perfil do público-alvo.



Segundo o estudo, são seis os perfis em que os compradores podem ser classificados: sócio-digitais (compram menos online em todas as categorias de produtos, exceto na eletrónica), digitais (utilizadores ativos de smartphones e dispositivos disponíveis no interior das lojas), racionais (optam principalmente por produtos de moda e eletrónica), negociantes (muito sensíveis ao preço, compram online sobretudo para conseguir ofertas mais baratas), ocasionais (recorrem à compra online de forma pouco frequente) e conservadores (raramente compram online e têm a taxa de utilização mais baixa de aplicações móveis).



No gráfico abaixo pode observar-se percentualmente a presença destes perfis nos países com utilizadores a efetuar maior número de compras online.

[caption]perfil do comprador online[/caption]