O MySpace trocou de estratégia e, ao invés de apagar todos os vídeos que infringem as leis de copyright, deixará alguns publicados e dará aos seus criadores parte das receitas geradas pela publicidade que lhe associará.

Por enquanto, os vídeos permitidos são os que pertencem a programas da cadeia MTV Networks - membro do grupo Viacom, com quem a empresa selou o acordo -, que compreende canais como BET, Comedy Central, Spike, Nickelodeon e, claro, a MTV.

A esta parceria junta-se a Auditude, empresa especializada em anúncios de vídeo e responsável pela colocação de publicidade em todos os vídeos da MTV Networks colocados no MySpace. A empresa irá implementar uma tecnologia na plataforma que fará o rastreio a todos os vídeos. Sempre que se tratar de um conteúdo pertencente à cadeia televisiva, será agregada publicidade. No final, as receitas passam a ser divididas por três: MySpace, MTV Networks e Auditude.

Um dos termos do acordo prevê, no entanto, os vídeos possam ser retirados caso seja essa a preferência dos criadores.

O YouTube, da Google, já mantém uma politica semelhante, de partilha de receitas com anunciantes, embora a Viacom tenha interposto um processo à Google exigindo parte das receitas obtidas com a publicação dos conteúdos que detém.