Após ter recebido inúmeras denúncias de assédio sexual e de ter sido processado judicialmente por uma adolescente norte-americana, que alega ter sido vítima de abusos por parte de um indivíduo que havia conhecido na comunidade, o Myspace confirmou que vai tomar medidas que dificultem o estabelecimento de contactos de adultos com menores de idade.



Desta forma, a partir da próxima semana todos os membros com idade superior a 18 anos terão de saber o nome e apelido, ou o e-mail, de todos os indivíduos com idades entre os 14 e os 15 anos com os quais pretendam contactar, avança a Reuters, citando a empresa.



Os 85 milhões de utilizadores do serviço terão também a possibilidade de omitir o seu perfil a membros estranhos, tornando-o apenas público a pessoas pertencentes à sua lista de amigos.


Hemanshu Nigam, chefe executivo de segurança da unidade News Corporation da Fox Interactive Media, revelou à Reuters que será construída "uma rede de segurança de maneira a que a comunidade social seja protegida".



O processo judicial instaurado esta semana acusa a empresa e o seu responsável, Rupert Murdoch, de negligenciar as medidas de segurança necessárias à preservação da integridade dos membros menores de idade, "já que tinha conhecimento que a rede social era utilizada por predadores sexuais", diz o advogado da vítima em comunicado citado pela mesma agência noticiosa. Desta forma a coima sentenciada para a empresa e o seu criador fixou-se nos 30 milhões de dólares.



A Reuters indica que os responsáveis pelo Myspace estão a rever a sentença uma vez que têm vindo a desenvolver há algum tempo medidas de segurança que dificultem a actividade dos predadores sexuais dentro da comunidade.



Os planos da empresa serão apresentados amanhã durante um evento promovido por uma organização americana dedicada à procura de crianças desaparecidas e exploradas sexualmente.



A comunidade Myspace é formada por milhões de jovens com idade superior a 14 anos - idade mínima de acesso ao serviço - em todo o mundo e permite a partilha de informação, dados pessoais, fotos, músicas e vídeos, à semelhança de outras redes sociais disponíveis na Internet.



O crescimento exponencial da comunidade nos últimos tempos tornou-a mais um alvo dos predadores sexuais, sendo que, em Março deste ano dois homens de Connecticut, Estados Unidos, foram acusados de abusos sexuais a duas crianças de 11 e 14 anos que haviam conhecido através do Myspace.



Apesar de não fazer quaisquer comentários acerca das queixas apresentadas, a empresa revela que irá rever a sua política de segurança no que diz respeito aos anúncios de encontros online disponíveis no site de maneira a que estes não sejam apresentados a utilizadores com idade inferior a 18 anos.

Notícias Relacionadas:

2006-05-25 -Autoridades brasileiras desencadeiam suspensão de comunidades no Orkut

2006-03-20 - Tribunal dá razão ao Google no caso da informação sobre critérios de pesquisa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.