Os utilizadores do MyWay passam hoje a contar com uma aplicação Web, que permite tirar partido das funcionalidades do serviço de música em qualquer dispositivo móvel com um browser e ligação à Internet, sem necessidade de fazer downloads, nem limitações em função do sistema operativo.

"Com este passo há uma enorme evolução da plataforma para Móvel e Tablets, que permite uma boa experiência de utilização, e que nos possibilita passar a disponibilizar os conteúdos do Myway através de um acesso móvel, robusto e livre de plataformas proprietárias", destaca o administrador da Waymedia, Carlos Marques, citado num comunicado à imprensa.

A solução conta também com a particularidade de ser "a primeira WebApp de música integralmente desenvolvida em Portugal", garantem os responsáveis pelo serviço, lançado em fevereiro de 2010, e que, até à data apenas contava com aplicações móveis para smartphones Android e iPhone (lançada há um ano).

Embora o novo software também se encontre "otimizado para iPhone e Android (superior a 2.1), a Webapp funciona em qualquer dispositivo que leia HTML5 e/ou Flash", detalha a empresa, num comunicado aos meios.

A aplicação resulta do trabalho levado a cabo durante seis meses por uma equipa de programadores da Waymedia, empresa responsável pelo MyWay, que recorreram à nova linguagem de markup (HTML5) e tecnologias como o CCS3, MVC e WebServices REST, detalham os responsáveis.

Para aceder à novidade, basta inserir no browser o endereço myway.pt/m, mas é necessário ter um browser que suporte HTML5 ou tenha instalado o plugin do Flash.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes