
Um grupo de académicos da Universidade de Aalto, na Finlândia, concluiu que os internautas fazem um esforço para tentarem ser o mais naturais e o mais reais possível nas redes sociais. Mas o que os investigadores também descobriram foi que muitas pessoas acabam por manipular certas informações para corresponderem às expectativas dos outros internautas.
Por isso é que de forma paradigmática, a principal conclusão do estudo acaba por ser que nas redes sociais mente-se para ser verdadeiro.
O estudo analisou o comportamento dos utilizadores em duas redes sociais, o Facebook e o Last.fm – esta última mais dedicada ao segmento da música. E apesar das diferenças que existem nas plataformas, os comportamentos registados eram muito semelhantes.
Manter o perfil o mais natural possível é aquilo que a maior parte dos internautas tentam fazer. E os que transformam os perfis das redes sociais em páginas mais elaboradas, acabam por ser mal vistos pelos restantes contactos. Também os conteúdos considerados como excessivos, carentes e que não se enquadram com a pessoa ajudam a perder “respeito social”.
Mas apesar da análise, muitos utilizadores manipulavam algumas informações para serem melhor vistos pela rede de contactos – no Last.fm por exemplo, os utilizadores ouvem música de acordo com aquilo que pensam que devem ouvir para serem bem vistos pela rede de contactos.
No caso do Facebook descobriu-se que os utilizadores não publicam muitos conteúdos com medo de serem mal entendidos pelos restantes membros da comunidade.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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